27 de set. de 2007

ONGs do território de Sobral, visitam produtor no Baixo Acaraú.


Cerca de 35 Jovens, capacitados pelo programa de Assitencia Técnica através de m Convênio entre o MDA e Fundação CIS, mais técnicos do Instituto Carnauba, e CAPACIT - Centro de Capacitação e Elaboração de Projetos, visitaram a propriedade do Sr. Lacerda Souto, no Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, no municipio de Marco.

A propriedade se destaca por não seguir a risca, o indicativo da nono cultura que nomalmente acontecem nestes locais. Lá há um integração entre os diversos sistemas produtivos. Galinhas produzem estergo que é utilizado para adubar a horta ou as futeiras. O gado segue a mesma lógica, e assim acontece com a horta.

Lacerda recebeu orientação da EMBRAPA futicultura, e assim ele começou um processo de produção natural de consórcio de fruteiras, capim e ou plantas forageiras, permitindo assim que a propriedade gerasse receitas continuas, para assim possa bancar os custos dos insumos.

A propriedade conta com dois empregados permanentes, que moram com suas respectivas.

Os jovens ficaram muito cuiosos, fizeram muitas perguntas sobre o sistema, como era a remuneração, como ele comercializava os produtos etc.

Na avaliação geral, os jovens aprovaram a visita, pois ofereceu aos participantes exemplo concreto de produção. Naturalmente foi destacado as boas condições que a propriedade dispoe, tais como energia eletrica, água e um proprietário que é Engenheiro Agronomo.

Um comentário:

Unknown disse...

como posso ter acesso a esta ong?